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FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

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Pilates Clínico: Quais os benefícios?

O Pilates Clínico destina-se a todas as pessoas que desejem praticar uma atividade física sem prejudicar a sua saúde. Veja quais os seus benefícios:

 

1) Melhoria da postura

Os exercícios de Pilates Clínico devem ser realizados com um alinhamento postural correto. A prática regular da modalidade permitirá ao individuo melhorar a sua consciência corporal e ativar a sua musculatura postural de forma mais eficiente, melhorando assim a postura.

 

2) Aumento da força e resistência muscular

As aulas de Pilates Clínico também envolvem exercícios com pesos e outros equipamentos que permitem o aumento da força muscular e resistência muscular. Além disso, a prática regular promove uma maior tolerância ao esforço, combatendo o sedentarismo.

 

3) Aumento da flexibilidade

É essencial que haja uma componente de alongamentos durante as aulas de Pilates Clínico. A manutenção da mobilidade é essencial para o dia-a-dia. Pessoas com pouca flexibilidade têm tendência a ter uma postura mais incorreta e a realizarem mais compensações musculares  desnecessárias durante as atividades de vida diárias, sobrecarregando por vezes as articulações.

 

4) Alívio da dor articular e muscular

O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício terapêutico. Como tal, apresenta benefícios no alívio da dor e na recuperação de lesões musculo-esqueléticas através da prática de exercícios devidamente adaptados à condição do individuo.

 

5) Aceleração da reabilitação pós-lesão e prevenção de lesões

A prática de exercício ajuda na recuperação de várias lesões músculo-esqueléticas, permitindo ainda que mantenha a condição física enquanto recupera.

A maioria das lesões músculo-esqueléticas relacionam-se com a má postura e com a realização de movimentos repetitivos ao longo do dia. O Pilates Clínico atua como um método de prevenção de lesões, uma vez que promove o correto alinhamento postural através da atividade física.

 

6) Melhor concentração

A concentração é um dos princípios base do Pilates para que os exercícios sejam realizados corretamente. Com a prática regular, será mais fácil concentrar-se ao realizar determinados exercícios que sejam mais exigentes e estes benefícios também se traduzem posteriormente noutras tarefas do dia-a-dia.

 

 

7) Alívio da tensão muscular, stress e promoção do bem-estar

O Pilates Clínico é uma modalidade de exercício mais calma, comparativamente às modalidades tradicionais que se praticam no ginásio. Isto permite que a aula além de um momento de aprendizagem, também possa ser um momento de descontração, onde pode socializar com todos os participantes e distrair-se da sua rotina diária.

 

Fontes:

  • Effects of exercise on pain of musculoskeletal disorders: a systematic review. Acta Ortopedica Brasileira 2014 Nov;22(6):334-338
  • Pilates for low back pain (Cochrane review). Cochrane Database of Systematic Reviews 2015;Issue 7
  • An introduction to clinical Pilates. IJATT. 2005; 10(4): 19-25
  • Effects of Pilates-based exercises on pain and disability in individuals with persistent nonspecific low back pain: a systematic review with meta-analysis. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. 2011; 41(2): 70-80
  • Introduction to Pilates based rehabilitation. Orthop Phys Ther Clin N Am. 2000; 9: 395-410
  • Efficacy of the addition of modified Pilates exercises to a minimal intervention in patients with chronic low back pain: A randomized controlled trial. Phys Ther. 2013; 93(3): 310-320
  • Effects of Pilates training on lumbo-pelvic stability and flexibility. Asian J Med. 2011; 2(1): 16-22

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