Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

Pilates Clínico para jovens e adolescentes

A má postura é cada vez mais comum nos jovens hoje em dia devido a uma série de fatores como:

  • Rápido crescimento;
  • Utilização incorreta da mochila (clique aqui para ver o nosso post acerca de qual a forma mais adequada de utilizar uma mochila);
  • Estilo de vida sedentário: pouca prática de exercício físico e demasiado tempo ocupado com as novas tecnologias, bem como uma alimentação pouco saudável;

 

 

 

 

É comum que com os maus hábitos posturais, os jovens apresentem queixas de dores na região lombar (lombalgias) e cervical (cervicalgias) que podem surgir por alterações na flexibilidade e desequilíbrios musculares, que podem evoluir com a inatividade física.

 

 

 

 

O Pilates Clínico pode ser utilizado como um meio de prevenção deste tipo de queixas, mas também como um meio de correção postural, atuando globalmente ao nível da correção postural através dos diversos exercícios praticados.

 

 

Em casos mais específicos, as sessões de Pilates Clínico deverão ser adaptadas à condição da pessoa (preferencialmente deverão ser sessões individuais), tendo sempre em conta os seus principais problemas e objetivos e a avaliação física realizada pelo fisioterapeuta, respeitando sempre os limites do corpo para que os exercícios possam ser realizados de forma controlada.

 

 

  • Alves de Araújo. The effectiveness of the Pilates method: reducing the degree of non-structural scoliosis, and improving flexibility and pain in female college students. J Bodyw Mov Ther. 2012 Apr;16(2):191-8. doi: 10.1016/j.jbmt.2011.04.002. Epub 2012 Jan 5.
  • Owsley. An introduction to clinical Pilates. IJATT. 2005; 10(4): 19-25