Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

Motricidade fina: O que é?

 

A motricidade fina é a capacidade que cada pessoa tem para executar movimentos com uma maior precisão como a destreza necessária para utilizar um determinado objeto ou a coordenação oculomotora.

A motricidade fina é uma das competências que se desenvolve desde cedo na infância através dos diferentes estímulos que a criança experiência e pela forma como interage e compreende o que a rodeia, estando constantemente a ser aperfeiçoada.

 

 

Algumas condições podem condicionar a motricidade fina do individuo, sendo necessária a sua reaprendizagem e treino para melhoria ou para evitar a deterioração das suas capacidades. São exemplos:

  • Na infância: Paralisia cerebral, Lesão obstétrica do Plexo braquial, Tetraplegia, Contratura múltipla congénita, etc.
  • Na idade adulta: Acidente vascular cerebral, Parkinson, Tetraplegia, Cirurgias à mão / membro superior, etc.

 

O fisioterapeuta utiliza uma série de técnicas específicas e de equipamentos para trabalho da motricidade fina com os seus utentes, tendo sempre em conta cada caso e os objetivos de cada utente. 

 

 

 

Em breve no blog serão publicados alguns artigos com sugestões de atividades de motricidade fina que poderão ser realizadas por miúdos e graúdos, saudáveis ou com alguma condição de saúde. Fiquem atentos!