Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

Motricidade fina: Atividades de escrita

Em posts anteriores já falámos acerca da motricidade fina e da estimulação cognitiva.

A escrita é uma forma de treinar ambas e além disso apresenta muitos outros benefícios para todas as idades: consulte este link para ver um pouco mais.

 

 

Utilizo imensas vezes este tipo de exercícios para utentes com condições como o AVC que tenham dificuldades na motricidade fina, por exemplo, ou para utentes que devam assumir a posição de pé com suporte (standing frame por exemplo) para que não estejam desocupados enquanto se mantém na posição.

Estes exercícios também são ideais para utentes que tenham realizado procedimentos cirúrgicos à mão que já estejam em fase de recuperação. No entanto, todos estes exercícios devem ir sempre de encontro aos objectivos e interesses do utente. 

 

Hoje deixo aqui novas sugestões de actividades que pode realizar facilmente em casa. Basta imprimir ou improvisar. 

 

shapes practice writing-1.jpg

 Fonte: http://littepileseverywhere.blogspot.pt/2011/01/writing-practice-shapes.html

Traçar padrões: Esta poderá ser uma alternativa inicial antes de começar a escrever um texto por completo. Utilize diferentes materiais para traçar: lápis de carvão, lápis de cor, lápis de cera, marcadores... a lista é muito grande, e permite que quem realiza este exercício adquira novas estratégias na actividade de pegar e manusear diferentes objectos.  

No link abaixo da imagem encontrará duas folhas para traçar formas e linhas, que poderá imprimir para utilizar gratuitamente.

 

c62a98fc2524a610e17780c5ea54b9c1.jpg

8b12e3541e05373f96143a57cdc444a3.jpg

 

Fonte números: http://www.flandersfamily.info/web/number-writing-practice-sheet/

Fonte letras: http://www.studenthandouts.com/01-Web-Pages/Lot-01/Free-Printable-Print-Handwriting-ABC-Alphabet-Writing-Sheet.html

 

 Traçar números e letras: Traçar cada número / letra poderá ser uma forma de aperfeiçoar a escrita. Poderá insistir nas letras ou números em que apresenta maior dificuldade. Poderá reutilizar a folha mais que uma vez se colocar a folha dentro de uma mica e traçar com marcador de água no plástico. Depois é só limpar com um pano húmido.

 

chalkboard1315460735576.jpg

 Utilizar um quadro: Os quadros pretos ou brancos oferecem infinitas possibilidades de prática da motricidade fina. Poderá desenhar, traçar linhas, escrever, apagar, fazer e refazer inúmeras coisas. É só usar a nossa imaginação. 

 

Pode consultar mais informações em:

Motricidade fina no AVC - http://www.strokeassociation.org/STROKEORG/LifeAfterStroke/RegainingIndependence/PhysicalChallenges/Tips-for-Improving-Fine-Motor-Skills_UCM_309776_Article.jsp#.VtLMJZyLTIU

Motricidade fina no desenvolvimento da criança - http://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/crescer/despertar-para-o-mundo/a-motricidade-grossa-e-a-motricidade-fina-no-desenvolvimento-da-crianca/