Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

FisioBlog

Saúde, exercício e bem-estar

Estrias na gravidez: Como prevenir e tratar?

 

 

 

Cerca de 90% das mulheres apresenta estrias no período pré ou pós-parto. Ocorrem principalmente no último trimestre da gravidez e surgem em zonas como os seios, a barriga e as coxas.

As alterações hormonais durante a gravidez alteram as propriedades da pele, fazendo com que esta fique mais fina que o normal e consequentemente com o aumento de peso e o crescimento do bebé ocorram pequenas distensões da mesma, surgindo assim as estrias.

 Normalmente as estrias apresentam uma cor avermelhada e podem causar inicialmente prurido (comichão) e algum desconforto para a grávida.

 

 

Existem fatores genéticos que também podem levar ao aparecimento de estrias. Se a sua mãe ou irmã tiveram estrias durante a gravidez é provável que também as possa vir a ter, uma vez que há uma grande probabilidade de ter o mesmo tipo de pele.

No entanto, mesmo que esteja propensa ao aparecimento de estrias, existem alguns fatores que a podem ajudar a controlar e minimizá-las:

 

Manter a pele hidratada

Embora não existam cremes que eliminem as estrias a 100% após o seu aparecimento, estes podem ajudar no alívio do prurido e na hidratação da pele por forma a prevenir o aumento do número de estrias que a pele apresenta. No entanto não basta apenas aplicar cremes, há que beber também água por forma a manter a hidratação por um maior período de tempo. Aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico acerca de qual o tipo de creme mais indicado para a sua pele - nem todos os cremes são aconselháveis. 

 

 

Alimentação saudável

Existem vários alimentos que trazem benefícios para a pele. As vitaminas presentes em várias frutas e legumes (principalmente as vitaminas A e C) são essenciais para a saúde da sua pele e do seu bebé. Informe-se com o seu médico ou nutricionista acerca de qual a alimentação mais adequada para ter ao longo da gravidez.

 

 

Controlo de peso

A hidratação e a alimentação saudável conjuntamente com a prática de exercício físico regular são essenciais para um ganho de peso de forma gradual durante a gravidez.

 

 

Utilize roupa adequada

Não utilize roupas muito apertadas que impeçam a pele de respirar adequadamente. Roupas muito apertadas impedem que a pele se mantenha hidratada durante um maior período de tempo. Opte por sutiãs adaptados ao tamanho do seu peito e roupas de algodão. Existem imensas alternativas.